O Programa





O Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Federal da Bahia (PPGA UFBA) foi criado em 2007 - ainda que sua história remonte, de muitas formas, à do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da UFBA, que data de 1990, e, por óbvio, à da própria Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, cujo curso de Ciências Sociais, dos mais antigos do país, remete a 1949.

Atuando como curso de Pós-Graduação stricto sensu, o PPGA oferece cursos nos níveis de Mestrado acadêmico e Doutorado. Conta, atualmente, com 18 professores no seu corpo permanente e 6 professores colaboradores, pesquisadores brasileiros e estrangeiros, doutorados pelas mais diferentes universidades, traduzindo uma variedade de trajetórias, formações e campos de atuação. Este corpo docente se distribui em cinco linhas de pesquisa, quais sejam: [1] Etnologia, etnicidade, identidade e política; [2] Espaços urbanos , cultura e memória; [3] Religião e espaço público; [4] Corpo, sexualidade, saúde e saberes terapêuticos; [5] Arqueologia e patrimônio.

Os docentes e discentes do PPGA atuam ainda em diferentes Centros e Núcleos de Pesquisa, com destaque, dentre outros, para os seguintes:
CEAO (Centro de Estudos Afro-Orientais);
NEIM (Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre Mulheres, Gênero e Feminismo);
PINEB (Programa de Pesquisa sobre Povos Indígenas do Nordeste do Brasil);
- ObservaBaía (Observatório de Riscos e Vulnerabilidades Socioambientais na Baía de Todos os Santos).

Os cursos funcionam em período integral, sendo a oferta de disciplinas variável entre turnos (manhã e tarde). Sua sede é o campus de São Lázaro da UFBA (sito à R. Prof. Aristides Novis, 197, Federação - Salvador, BA), onde fica localizada a FFCH. Neste mesmo campus, o PPGA conta o apoio das estruturas da FFCH, incluindo a Biblioteca Universitária Isaías Alves e laboratórios de informática destinados aos discentes.

O Programa realiza regularmente seleção anual para ingressantes. A quantidade de vagas é condicionada à disponibilidade para orientação e à capacidade do Programa de receber novos estudantes, sendo, portanto, variável. O PPGA conta com Bolsas de estudos cedidas através das cotas do Programa DS - CAPES e também através da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (FAPESB), além de conceder apoio institucional para solicitações feitas a outros órgãos e/ou linhas de fomento à pesquisa. A distribuição de Bolsas é feita por Comissão própria, segundo critérios definidos pelo Regimento do curso.

A Secretaria do PPGA funciona no "Casarão" (onde está situada a Direção da FFCH), em São Lázaro, regularmente das 09h00 às 13h00, de segunda à sexta-feira.

Abaixo apresentamos os fluxogramas de disciplinas e atividades obrigatórias para os cursos de Mestrado e Doutorado. O período desejável de integralização é de 24 meses para o Mestrado e 48 meses para o Doutorado.


FLUXOGRAMA DE DISCIPLINAS


 Fluxograma de  Disciplinas e Atividades - Mestrado em Antropologia
Fluxograma de Disciplinas
Mestrado em Antropologia

[Clique sobre a imagem para baixar]


 Fluxograma de Disciplinas e Atividades Doutorado em Antropologia

Fluxograma de Disciplinas
Doutorado em Antropologia

[Clique sobre a imagem para baixar]










PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ANTROPOLOGIA - UFBA

Coordenador
Prof. Dr. Marcelo Moura Mello

Coordenadora Adjunta
Profa. Dra. Cecilia McCallum


Assistente Adminstrativa
Lívia Cavalcanti
e-mail: ppga@ufba.br

Colegiado de Curso
Prof. Dr. Marcelo Moura Mello
Profa. Dra. Cecilia McCallum
Prof. Dr. Jocélio Teles
Prof. Dr. Luís Nicolau Parés
Profa. Dra. Marina Guimarães Vieira
Prof. Dra. Fátima Tavares
Lívia Cavalcanti (representante dos servidores da FFCH)
Yann Pelissier (representante discente)
Luis Carlos da Silva (representante discente)